top of page

Você sabe o que é a Síndrome de Chico Buarque?

O TEMAC - Teoria do Enfoque Metaanalitico Consolidado é uma metodologia fácil e muito completa, criada pelos professores Ari Mariano e Maíra Rocha, com o objetivo de orientar pesquisadores, estudantes e professores a realizar uma busca eficiente dos autores do seu tema sem passar pelo constrangimento da Síndrome do Chico de Buarque. Explico.


Imagine que você está pesquisando sobre a música do movimento Tropicália no Brasil. No dia da apresentação do seu trabalho, você elenca muito bem compositores como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes, Gal Costa, Maria Betânia, Erasmo Carlos, faz uma lista imensa de autores mas deixa de citar o Chico Buarque nesse contexto.


Ao final da sua apresentação, a professora te pergunta: - E o Chico Buarque? E você, por mais que tenha pesquisado sobre o assunto e realizado diversas buscas não tinha se deparado com o nome dele. E não poderia dizer se ele era importante ou não no tema investigado. Eis que você sofreu da Síndrome de Chico Buarque, encontrou muitos compositores mas não teve acesso a um dos ícones do movimento.


A importância do TEMAC está exatamente aí: ele vai te ajudar a encontrar o Chico Buarque do seu tema, ou seja, autores que não podem deixar de aparecer na sua revisão bibliográfica.


Claro que você poderá utilizá-lo ou não em seu trabalho, mas, como no exemplo da música Tropicália no Brasil, não poderia deixar de fazer referência à esse compositor tamanha a sua expressão nesse movimento.


Assim, o TEMAC não te oferece os autores que você TEM que usar, mas, aqueles que NÃO podem ficar de fora da sua busca! Use-o com sabedoria e aumente o número de suas publicações.


Dica:



271 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page